FAQ's

O título e o resumo do projeto requeridos aquando do registo na plataforma podem ser alterados posteriormente?

Sim. Estes campos podem ser editados e modificados no formulário de candidatura.

Existe algum limite no número de candidaturas que posso submeter enquanto Investigador Principal (IP) ou participar enquanto elemento da equipa de investigação?

Não existe qualquer restrição no número de candidaturas que pode submeter ou participar. No entanto, a probabilidade de ter várias candidaturas aprovadas é reduzida.

Um IP ou um elemento da equipa que tenha em curso um projeto financiado pela Fundação BIAL pode candidatar-se a um novo apoio?

Sim. De qualquer modo, o projeto agora submetido, se aprovado, não poderá começar a ser executado, com financiamento da Fundação BIAL antes de concluído o projeto em curso financiado pela Fundação. Ainda de acordo com o Regulamento, para que o novo projeto obtenha financiamento, o projeto anterior terá de estar concluído até Outubro de 2017.

É possível que uma candidatura tenha dois investigadores principais / co-IP?

Sim. Porém, o IP indicado em primeiro lugar será a pessoa com quem a Fundação BIAL contactará e a pessoa que, em conjunto com a instituição de acolhimento, assinará o Contrato de Atribuição de Apoio Financeiro, no caso da candidatura vir a ser aprovada. O segundo investigador pode ser um co-IP.

A Fundação BIAL apoia projetos de mestrado ou de doutoramento?

A Fundação BIAL avalia e apoia projetos de investigação científica. Estes projetos podem ser desenvolvidos no âmbito de um mestrado ou doutoramento. No entanto, a Fundação não considera as propinas como despesas elegíveis e apenas terá em consideração o cronograma específico do projeto apoiado.

A Fundação BIAL aceita candidaturas sem uma instituição de acolhimento?

Não. É obrigatório que a candidatura tenha uma Instituição de Acolhimento (entidade proponente), que deverá apoiar o desenvolvimento do projeto nas suas instalações. Caso o projeto venha a ser aprovado, a Instituição de Acolhimento assinará o Contrato de Atribuição de Apoio Financeiro e receberá o apoio.

O que devo incluir no campo “indicadores de produção científica” / “expected output indicators”?

Devem ser especificados o número de publicações e ações de divulgação científica que prevê alcançar com o projeto. Seja otimista, mas também realista quanto às suas expectativas. Caso o projeto venha a ser aprovado, deverá assegurar-se de que a equipa seja capaz de desenvolver o projeto tal como descrito na candidatura e atingir todas as publicações e ações previstas.

Quais são as despesas elegíveis?

O financiamento pode ser utilizado para apoiar as seguintes despesas:

a) Recursos Humanos - Remunerações dos elementos da equipa de investigação, colaboradores externos contratados para o projeto, eventuais voluntários para experiências científicas ou ensaios clínicos e pessoal administrativo. 

b) Missões (máx. 10% do montante total) - Despesas resultantes de participações em conferências, deslocações para trabalho de campo, reuniões e visitas no âmbito do projeto. Exemplo: despesas de viagens, inscrições, ajudas de custo e estadias. 

c) Consultores - Despesas com consultadoria de apoio ao projeto. Pessoas que podem colaborar no projeto, recebendo apoio de financiamento de viagens e estadia e remuneração pelo trabalho de consultadoria prestado no âmbito do projeto. 

d) Aquisição de bens e serviços - Despesas relacionadas com a aquisição de bens ou serviços no âmbito do projeto e que podem ser comprovadas através de Fatura/Recibo. Nesta rubrica podem também ser incluídas outras despesas correntes diretamente relacionadas com a execução do projeto (exemplo: materiais consumíveis, reagentes, etc. e aquisição de livros e assinaturas de revistas científicas sempre que enquadradas no âmbito dos objetivos do projeto). 

e) Outros custos - Despesas que não se enquadrem nas rubricas anteriores, designadamente impostos, seguros, etc. 

f) Equipamento (máx. 50% do montante total) - Despesas relativas à aquisição de instrumentos e equipamento, desde que direta e inequivocamente utilizados pelo projeto e que lhe fiquem afetos durante o período da sua execução.

Os custos indiretos / overheads são elegíveis?

Dado que a Fundação Bial é uma Instituição sem fins lucrativos, considerada de utilidade pública pelo Governo português, não são enquadráveis nem serão apoiados quaisquer custos indiretos ou overheads.

Para submeter uma candidatura é necessário algum financiamento adicional da instituição de acolhimento ou de outra entidade?

Não.

No plano de pagamentos sugerido, posso alocar no início do projeto uma percentagem considerável do montante total solicitado?

Não. Em princípio, o montante total solicitado deve ser distribuído de forma harmoniosa e equitativa ao longo da duração do projeto. Devem estar previstos pelo menos 3 pagamentos e o pagamento final (efetuado após aprovação do relatório final) não pode ser inferior a 10% do montante total.

Caso o projeto venha a ser aprovado, o montante atribuído será igual ao montante solicitado?

A Fundação BIAL reserva-se o direito de ajustar o orçamento proposto em sequência do processo de avaliação.

Existe algum modelo específico para os CVs?

Não existe qualquer modelo, nem é especificada qualquer informação necessária. No entanto, o CV deve ser escrito em língua inglesa e ter no máximo 4 páginas. Para cada elemento da equipa deverá ser anexado um CV com toda a informação considerada relevante para a apreciação do Conselho Científico.

Posso submeter uma candidatura por e-mail, dado que tive algumas dificuldades em submeter a candidatura online?

Não. A Fundação BIAL só aceita candidaturas submetidas através da sua Plataforma de Gestão de Apoios (BF-GMS) até à data limite – 31 de agosto de 2016. Não são aceites candidaturas em qualquer outro formato ou enviadas por qualquer outro mecanismo. Dado o número elevado de candidaturas esperadas, poderão eventualmente surgir problemas técnicos nas horas anteriores ao encerramento do concurso, pelo que recomendamos que submeta a sua candidatura com a maior antecedência possível.

Quando terei conhecimento do resultado da minha candidatura?

Todos os candidatos serão notificados por e-mail do resultado da sua candidatura no prazo de 4 meses a contar da data limite para submissão de candidaturas.

O meu projeto não foi aprovado para financiamento. Posso recorrer da decisão?

Não. A Fundação BIAL trabalha afincadamente para garantir que todas as candidaturas são analisadas cuidadosamente e que todos os investigadores são tratados de forma igual e justa. Contudo, a decisão de não financiamento não é passível de recurso.